Ir para o conteúdo

Turbinando um GM 1.6

Artigos e dicas sobre preparação de motores e automóveis.

Turbinando um GM 1.6

Mensagempor J2K » Qui 14 Out, 2004 9:40 am

Turbinando um GM 1.6

Minha história com turbo começou quando ainda não tinha carro, desde meus 14 anos sonhava com esse dia que vinha se adiando primeiro por falta de grana depois por receio de que alguma coisa desse errado. Foi quando, ao acaso, surgiu a oferta irrecusável de uma turbina KKK zero.

Imagem
Imagem
Imagem

Pensei: o que tenho a perder? qualquer coisa eu vendo ela. - Comprei sem compromisso de montar, mas a ansiedade foi tanta que em duas semanas eu já estava com o kit completo. Algumas das peças (flanges) tive que mandar fabricar numa tornearia pois não existia um kit turbo pronto para a turbina que comprei. Faltou apenas o tubo de pressurização que mandei fazer na mesma loja que fez o escapamento.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O primeiro problema foi com relação a válvula de alívio incorporada na turbina, a original funcionava à vácuo e tive que trocá-la por uma que funcionasse à pressão.

Imagem
Imagem

Começei a montar o que eu podia em casa mesmo, não aguentava mais esperar quando o grande dia chegou. Às 8 da manhã eu já estava na oficina, participei de toda a montagem, queria saber tudo o que estava acontecendo. Tirando alguns imprevistos como o sensor de pressão de óleo e um par de parafusos errado a instalação foi perfeita e logo depois do almoço meu carro estava pronto para ir à loja de escapamentos onde ficou até o final do dia.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois de tudo instalado a primeira falta foi do bico suplementar, o hallmeter só indicava mistura pobre. Já esperava isso e não demorei pra encomendar o bico, enquanto isso só andava com a válvula de alívio toda aberta e com o pé em cima. Para gerenciar o bico extra utilizei a central MEG (Módulo Eletrônico de Gerenciamento) um produto nacional com várias funcionalidades, inclusive controle de ponto de ignição.

Imagem

Abaixo tabela discriminativa dos custos que tive:
Peça [Loja] (Preço)
Turbina KKK K03 [Particular] (350,00)
Waste-Gate Garrett [Lacombe / Flávio] (100,00)
Manômetro / Hallmeter [Orange] (212,30)
Válvula de Prioridade [RaceForce] (60,00)
Aeroquip 1,5m / Adap. de Óleo / L 2 [SPA Turbo / Bruno] (100,00)
Conex. / Red. Rosca / Mang. Ret. / Braçad. [HansaFlex] (50,80)
Braçad./Paraf./Porcas/Mang Válv./T Válv. [ICO] (38,57)
Flanges Turbina [Torneiro] (170,00)
Flexível [Escapamento Padilha] (90,00)
Cárter [Fábiano] (10,00)
Junta Cárter [CCV] (7,93)
Escapamento mão de obra e peças (345,00)
Bico extra [Crestana / Deilton] (65,50)
Retrabalho no bico extra (40,00)
MEG - CMRacing [Cesar] 495,00
Outros 300,00

Mas nem tudo são flores e como toda adaptação algumas coisas dão errado: Dois dias de uso e a turbina começou a fumar, a causa era o retorno do óleo fazendo curvas - como pode ser visto nas fotos acima. Corre pra lá, corre pra cá consegui um outro cárter onde foi feito um retorno mais apropriado. Legal o carro não fumava mais, fechei a válvula de alívio e deixei enchendo 0.8 BAR com atraso no ponto em 5 graus e bico suplementar entrando logo depois da turbina; mas ainda não tava 100% continuava dando falta que foi resolvido fechando o retorno de combustível e aumentado a pressão na linha. Vésperas de ETC e eu com minha Pick-up T só esperando o encontro que ia rolar sábado à noite no posto Ecoville. Já no encontro quando fui mostrar o motor para alguns amigos a mangueira do bico suplementar furou e precisei abrir o retorno de combustível para diminir a pressão. Resultado: quebrou meu motor quando eu andava na BR voltando pra casa por falta - tive que trocar o pistão número 3.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Agora estou com meu carro original, sem turbo. Vou andar assim até a vistoria do seguro e aproveitar esse tempo para guardar um dinheiro e fazer uma preparação mais confiável, no álcool.

-------------------------------------------------------------------------------
#1, continuação...

O primeiro passo para a re-instalação do turbo já foi dado, a pick-up agora roda no álcool. Modificações básicas como chip, velas, bateria e um sistema de partida a frio foram suficientes para deixar o carro liso e andando mais que na gasolina. Abaixo fotos e mais uma planilia de custos dessas modificações e outros gastos que tive arrumando o motor.

Imagem
Imagem
Imagem

Peça Loja Preço
Pistão GM 1.6 Desmanche 50,00
Junta de cabeçote Auto peças 20,00
Mão de obra troca pistão Fabiano 90,00
Bateria Bosch Silver 70 A/h Auto peças 148,00
Velas NGK BR8ES Auto peças 22,00
Cópia chip álcool do R2J R2J 50,00
Sistema Partida a Frio Lojas de Eletrônica 15,00

--------------------------------------------------------------------------------
#2, continuação...

No mesmo dia que renovei o seguro começei a instalar o que eu podia em casa, primeiro foi o sistema Turbo Switcher bolado por mim e tem a função de abrir a wastegate do turbo e desligar o prioridade. O resultado disso é que a turbina só vai enxer depois de 4500 RPM e não vai fazer o thsiiii nas trocas de marcha. Mas quando eu quiser correr é só mudar um botão que o turbo e a prioridade entram em ação! Algumas vantagens da posição desligado são: o consumo fica como de carro aspirado, a turbina não trabalha logo dura mais, os cops nem vão desconfiar que é turbinado.
Abaixo o esquema e uma foto da instalação:

Imagem
Imagem

No dia seguinte foi a vez de instalar o relóginho de turbo e o hallmeter no painel, o de pressão de combustível no cofre do motor e o MEG.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O sábado chegou, acordei cedo e fui com todas as peças para casa do R2U, lá tinha toda a infra estrutura que precisávamos para finalizar a instalação. Ainda na parte da manhã a turbina já estava no lugar e levamos o carro para fazer a solda no escapamento. De tarde fizemos a parte cosmética e saímos para regular o MEG.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois de alguns dias eu e o R2U resolvemos dar uma testada na BR, tudo 10 o carro andava muito até que BUMMM, mas um BUMM bem forte mesmo, paramos o carro, olhamos e não achamos nada, fomos pra casa devagarzinho e a principio a turbina tinha ido pro espaço. Logo depois resolvemos tirar a turbina e quando já tava quase tudo fora descobrimos a causa do BUMM! A mangueira que ligava a turbina ao tubo de pressurização explodiu!!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se soubesse que era só isso não havia tirado, mas como já tava quase tudo fora e eu já tava cansado de mexer no carro resolvi deixar sem mesmo. Talvez quando eu me animar denovo a pick-up volte a espirrar.

Comentários do R2U sobre o desempenho que havia ficado:

Quanto ao desempenho, acho que acertamos o carro, tava ignorante o troço, de 80 Km/h para 180 Km/h em quinta marcha tava muito rápido, vc colava no banco e só desgrudava quando um caminhão entrava na frente, mas muito rápido mesmo ... pra andar na boa vc tinha que tomar um cuidado do cacete, em 2100 RPM mais ou menos tava dando 1bar de pressão, era questão de dobrar uma esquina em segundinha bem tranquilo, encostar na pontinha do acelerador e o carro desgovernar, perdia completamente a aderencia com o solo !!!!! Tesão mesmo !!!!!

Peça Loja Preço
Manômetro pressão combustível Orange 77,00
Spray vermelho, azul e veniz Colorauto 35,00
Mangueiras de combustível com Ts e braçadeiras Auto peças 25,00
Mangueiras de ar com Ts e braçadeiras Auto peças 15,00
Suporte Bico monoponto Crestana & Crestana 50,00
Bico Gol 1.8 Monoponto Latino 30,00
Serviços e outros Variados 400,00

TOTAL DA BRINCADEIRA: R$ 3462,10

Acho que isso é um fim, vou tentar vender o kit por R$ 2030,00 e se não vender eu coloco denovo!!! ;-)
Agradeço a todos que tiveram paciência em me acompanhar nessa odisséia!

--------------------------------------------------------------------------------
#3, tudo denovo...

Vendi o kit para um amigo mas não resisti, em 07/10/2003 já havia comprado um novo kit e instalado.

Uma vez Turbo, sempre Turbo
- não tem como negar -
J2K
J2K
Nível 5120

Registro: 04/06/2003

Mensagempor EdU » Seg 12 Dez, 2011 2:35 pm

hahahaha desculpe desenterrar mas é até engraçado der uma historia dessa sabendo que hoje é uma das Pickups mais fortes que eu já vi andando
ver que você desistiu do kit por causa de uma simples pressurização estourada me deixa feliz por não ter desanimado mesmo com 2 quebras de pistão em tão pouco tempo
acho que isso serve pra outros também ai que turbinam e desanimam com os imprevistos
um dia ainda chego lá tudo forjadão 350cv e puxando 4 baterias de TD sem quebrar hahahaha
Pick-up Corsa Champ 1.8 8v 98
Golf Sport 2.0 8v 03
Montana Sport 1.8 8v 07
Megane GT Dynamic 1.6 16v 09
Clio Privilege 1.6 16v 07
Saveiro Cross G6 1.6 8v 14
Corsa 1.4 Maxx 12
Saveiro Cross G6 1.6 8v 14
Corsa Joy 1.0 09 / Fluence Dynamic Plus 15
EdU
Nível 5120

Registro: 26/01/2007

Mensagempor GeovaneCallegarim » Ter 21 Mai, 2013 10:15 pm

..
GeovaneCallegarim

Registro: 21/05/2013

Mensagempor gabe2610 » Dom 09 Jun, 2013 11:49 am

nuuss que historia ..kkk deve ser o caralho essa pick-up hj ,,, kk
?.....
gabe2610
Nível 160

Registro: 07/06/2012

Mensagempor RogerioZ''18 » Sex 29 Nov, 2013 3:19 pm

Massa
CElta 1 . mil 2011 pro dia após dia shauhsuahsua
RogerioZ''18
Nível 160

Registro: 01/05/2010

Mensagempor franklinhiv » Seg 24 Mar, 2014 7:47 pm

Desculpas a parte por desenterrar o topico/floodar

Mais que tezao de história pia, e ai tem o turbao ainda?

to esperando mais historias suas kkk
Imagem
franklinhiv
Nível 640

Registro: 26/05/2012

Mensagempor eieikuean » Qui 03 Set, 2015 4:41 am

surgiu a oferta irrecusável de uma turbina KKK zero.
eieikuean

Registro: 01/09/2015

Retornar para Preparação