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Tutorial carburador 2e ou 3e

Artigos e dicas sobre preparação de motores e automóveis.

Tutorial carburador 2e ou 3e

Mensagempor J2K » Seg 20 Ago, 2007 1:42 pm

Tutorial de como melhorar o carbura 2e ou 3e

atravez de experiencias proprias, fiz este tutorial de como dar uma melhorada no carbura 2e ou 3e , p/ turbo ou aspirado:

1- desmontar todo o carbura, observe q as canetas (foto abaixo) possuem os furos de progressao , por isso é importante retira-las , p/ ter certeza q os furos de progressao, principalmente o menor q fica bem abaixo da cabeça da caneta, nao estaja obstruido.

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2- é de grande importancia, observar tbem , q existem 2 tipos de difusores(foto abaixo) do carbura 2e/3e, alguns tipos (meu caso) possuiam tipo de uma restriçao na passagem de combustivel, tipo um anel, nesse caso é so retiralos,esses difusores alguns saiam de linha sem, e tbem observe se o difusor de seu carbura nao esteja trocado pelo do carbura a gasolina!! , pois este , a passagem de combustivel é menor dentro dele!!

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3- valvula de maxima , aki vai um macete , observe q na valvula de maxima (foto abaixo) possui uma passgem de comb bem estreita, na parte superior da valvula existe uma peça em latao c/ um oring pequeno, ,retire esta peça c/ um alicate, c/ cuidado p/ naum estragar, e, com ajuda de um esmeril , afine o o corpo da aste da valvula , assim tera mais passagen de combustivel

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3-dependendo do carbura , pode se melhorar a reaçao da valvula de aceleraçao rapida de comb, colocando um came mais longo(foto abaixo), nesse caso usa- se o mais longo

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4- é de grande importancia observar o tipo de injetor e o alvo dele, pois muitas vzs consegue-se retirar o buraco de aceleraçao nesse ponto,recomendo usar o tipo curto(existe 2 tipos o curto e longo) de preferencia 70 , e o alvo assim:

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5- caneta da lenta,(consultar tabela brosol p/ver qual caneta é original do carbura!!) responsavel pela alimentaçao do carro ate os 2.500 rpm, é importante tbem observar os furos de progressao dela, no meu caso, aumentei um pouco a passagem de combustivel e tbem os furos de progressao da mistura foto:

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6-gicleu de comb., nesse caso c/ ajuda de uma sonda e um multimetro de boa aferiçao , no meu caso , 3e, uso 155/175 , 1.5kg de pressao do turbo, com ajuda do econostat.nao da falta, mas ai é q entra a parte chata , tuuudo depende do acerto das canetas de ar , p/ acerto fino, trabalha-se as canetas, mas a grosso modo, ja vi carros q andam c/ 190/220 , 140 180, depende muito , neese caso como aumentei a passagen de comb da valv. de maxima, entaum nem tem a necessidade de se usar uma giclegem muito grande no segundo estagio.

7- cuidados ao retirar a borboleta do afogador, pois se retirar o eixo tbem, é necessario tampar o furo por onde o eixo corre, pois ali ficara um enorme buraco !!! ja vi uns carros assim !!!

8-os furos de progressao sao necessarios para uma boa passagem da faze lenta p/ faze de aceleraçao, entaum observe bem as fendas de progressoa p/ q nao estajam obstruidas! no meu caso observei q a borboleta nao estava vedando as fendas de progressao, pois as mesmas estavam c/ uma ligeira empenaçao, se for seu caso troque as borboletas de aceleraçao, sao baratas, aki 5,00 cada, pois estas fenda so podem passar combustivel qdo se é acionado o acelerador!! se nao, o combustivel fica gotejando por elas!! consumo elevado!!

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9- cuidado qto a pressao da mola p/ abrir o segundo estagio, acreditem , se deixar uma pressao muito pequena , ao acelerar o carro, dependendo da força do vacuo ou pressao do turbo ,o segundo estagio nao abrira, pois a mola nao tera força suficiente p/ puchar a abertura do segundo corpo.

10- nao sei se vcs sabiam ,mas , qto menor for o efeito pulsativo criado pelos pistoes no coletor de admissao, melhor sera o torque do motor, p/ se diminuir esse efeito, usa-se uma base ou baquelite mais alto, uns 4 cm mais ou menos, na base do carbura, mas!!, e depois p/ fechar o capo? , no meu caso consegui diminuir o efeito simplismente mudano o carbura de posiçao , agora o segundo estagio fica proximo do cabeçote, e o primeiro estagio fica na extremidade do coletor, qto aste de aceleraçao do cabo do acelerador, é so invertelo, deixando de cabeiça p/ baixo, facil facil!


galera, por hora é so , depois posto o resto do tutorial, espero ter ajudado!

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Mensagempor opalero » Seg 06 Jul, 2009 8:59 pm

E qnt a refazer os furos das canetas?????? teria necessidade????? q tipo de furo????? ou refurar em outros pontos??????
qnt a bengala de aceleração falaste em relação a curta e longo, no tamanho dela????
grato
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mais detalhes

Mensagempor opalero » Seg 06 Jul, 2009 10:45 pm

posso usar as canetas originais pra turbo??? nao preciso retrabalha-las tipo abrindo novos furos ou arrombando mais os ja existentes???????? e o corretor de ar das canetas???? vc so mencionou os gicles.....
grato
opalero
 
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valeu!!!

Mensagempor luizinho » Sex 09 Out, 2009 11:24 am

obrigado pela dica so estou na duvida das canetas do primeiro e segundo estagio qual numeração?

abraçosss

ahh entra no nosso site www.clubdogol.net/forum MG ok
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Mensagempor XxNEGRUTSxX » Ter 12 Out, 2010 1:38 am

Boooaaa J2K
Agora Vou dar uma melhorada no meu 2e ki ta dando falta na casa dos 7,000RPM
valew pelO Post...
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Mensagempor Artur Bailo neto » Qua 27 Mar, 2013 7:33 pm

Muito boa sua explicação vou tentar fazer no meu veiculo
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Mensagempor Elielvis » Qui 09 Mai, 2013 1:27 pm

Legal vou ver se animo e mexo no meu tbm...
"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia."
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Mensagempor Goleta.123 » Ter 11 Ago, 2015 3:00 pm

Boa
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