Ir para o conteúdo

[RESOLVIDO] ABS Citroen C3 - Legal até fixar...

Assuntos relacionados a manutenção e preparação de automóveis. O verdadeiro tuning não é cosmético e sim aquele que faz seu carro acelerar, frear e fazer curvas mais rápido.

[RESOLVIDO] ABS Citroen C3 - Legal até fixar...

Mensagempor LucP » Seg 30 Abr, 2018 3:53 pm

Pessoal, talvez alguém consiga me ajudar...

há pouco tempo, adquiri um C3 "bolinha" 1.6/16v, mecanico...
de cara, percebi que tinha que trocar discos e pastilhas... blz.. fiz.
na troca, percebi também que não saia fluido de freio numa das rodas traseiras... depois de 1.000.000 de testes, descobri que a parte hidráulica do modulo estava entupida.
troquei o módulo... Peguei um num desmanche exatamente do mesmo ano e motorização do meu, porém, do C3 automático. Muda apenas 1 numero e a configuração... o resto é exatamente igual. A configuração, alterei via Lexia e agora, são idênticos... o velho e o novo. Fiz todos os testes possíveis via scanner e o novo está operando perfeitamente... eletroválvulas, bomba... tudo 100%. O modulo principal o reconhece e tal... tudo certo nessa parte. Acho.

percebi então que a luz do abs não acendia... nunca.

pra meu desespero, descobri que o "cidadão, dono anterior, também conhecido como picareta" tinha colado uma fita isolante no led do painel... então, não é que não acendia e sim, que ELA NÃO APAGAVA... Não posso afirmar com 100% de certeza que foi ele mesmo pq não conheçoo o passado do carro... sei que comprei dele, mas vai saber se ele mesmo não tinha percebido isso. Difícil, mas não impossível... enfim.

pois bem... fudido, fudido e meio... comprei o Lexia semana passada (Scanner da citroen...).

passando o aparelho, acusa "sinal de velocidade da roda da frente esquerda (e direita) COERÊNCIA

não consigo interpretar esse erro... mas me parece algo relacionado com os sensores de velocidade do carro... ao que me parece, nesse carro, há 2 sensores de velocidade: um na caixa, que diz pro painel a velocidade que o carro está e os de roda, que dizem pro modulo ABS a que velocidade o carro está. Ambos "conversam entre si" e dizem que a velocidade do carro está correta...

o que acontece é que agora, quando dou partida no carro, as luzes acendem e apagam normalmente, mas é só eu andar uns 20m que as luzes do freio acendem no painel e não apagam mais... tanto a do ABS quanto a do freio de mão.

Sensor de roda? não... testei no scanner e estão normais... voltagem ok, em aguardo... tudo certinho.

ouvi dizer que esse carro não usa coroa de pulso nas rodas... os sensores das rodas são nos rolamentos... e ouvi dizer também que, por descuido, esses rolamentos podem ser montados ao contrário, e o mecânico só vai perceber a M. que fez quando montar tudo e ligar o carro, pois ai, os sensores das rodas não vão captar o sinal dos rolamentos e o painel vai acusar.

Alguém já passou por algo parecido?
estou tentando contato com o antigo dono para saber se ele fez a troca dos rolamentos alguma vez na vida pra pelo menos ter uma luz a seguir... mas, obviamente, o figura não responde...

existe algum teste que eu possa fazer para descobrir o que significa esse erro do scanner de maneira mais inteligente? Pq há 2 semanas estou batendo cabeça e não resolvo.

claro que seria muito mais fácil eu trocar os rolamentos de cara para ter certeza que não são eles e descartar essa duvida... mas só de mão de obra, os caras tão me pedido 200tão... no minimo. E claro: não garantem que vai resolver...

se alguém puder ajudar, agradeço!

:)
Editado pela última vez por LucP em Qui 17 Mai, 2018 1:07 pm, num total de 1 vezes
"...A tecnologia eletrônica não é nada sem a engenharia acústica..."
Gradiente - 1995

SQ Competitive.
Old School Lifestyle!
LucP
Nível 1280

Registro: 23/07/2006

Mensagempor Lucas Schuersovski » Qua 02 Mai, 2018 8:37 pm

Apague os erros, levante o carro e gire manualmente uma roda de cada vez. Você vai conseguir saber qual das rodas está mandando um sinal errado a hora que acender a luz no painel.
Essa questão do rolamento de roda faz sentido, sei que tem alguns carros que o rolamento possui lado certo na montagem justamente por causa disso. Mas com esse teste você consegue descartar uma das rodas pelo menos.
Lucas Schuersovski
Nível 160

Registro: 21/07/2011

Mensagempor LucP » Qua 02 Mai, 2018 9:13 pm

Fala Lucas!

Já fiz isso... não dá certo, pq as rodas estão em incoerência entre si... ou seja: a velocidade marcada numa será diferente da outra, e para aparecer o erro, as 4 tem que estar rodando ao mesmo tempo...

Eu fiz um teste com o carro em movimento hoje.

Traseira esquerda 26km/h
Traseira direita 26km/h
Dianteira esquerda 655km/h
Dianteira direita 3km/h

To ficando sem ideias...
:cry:
Gradiente - 1995

SQ Competitive.
Old School Lifestyle!
LucP
Nível 1280

Mensagempor Lucas Schuersovski » Qua 02 Mai, 2018 11:39 pm

Que estranho essa velocidade registrada aí. Parece problema pista do rolamento, o foda é sair trocando peça cara sem ter certeza.
Nesse teu caso só duas coisas podem estar dando defeito, os sensores que leem os rolamentos ou os próprios rolamentos.
Lucas Schuersovski
Nível 160

Registro: 21/07/2011

Mensagempor LucP » Qui 17 Mai, 2018 1:06 pm

Resolvido...

depois de muito esquentar a cabeça, descobri que eram os rolamentos mesmo...
comprei os 2 e mandei trocar. Pra surpresa geral: num lado, o rolamento era simples, sem sensor, e no outro, estava montado ao contrário. Picaretas... :dumbpeople:

O que posso deixar de dica, até mesmo pra vc, Lucas, que me ajudou e parece trabalhar com isso. Se não, vale o conhecimento:

o sistema da citroen é bem inteligente... a velocidade da roda marca 655km/h para indicar que o problema está naquela roda. ok! mas e porque não marca "0"?

simples... se ele marcar Zero, o reparador pode se confundir e achar que o problema está no sensor. Mas ele acusa uma velocidade infinitamente superior pra indicar que está marcando, mas está marcando errado... então, o sensor funciona, o problema é em outro lugar.

:smile0203:

Valeu pela ajuda!!!
Gradiente - 1995

SQ Competitive.
Old School Lifestyle!
LucP
Nível 1280

Retornar para Mecânica & Preparação