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Como escolher sua TURBINA

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Como escolher sua TURBINA

Mensagempor murilo_lc » Qua 24 Out, 2012 1:14 pm

Tarde galera, tava fuçando na net e achei essa matéria, não conheço quem escreveu, nem a "procedência" do site... mas achei muito bacana pra quem tem dúvida (como eu) ou acha que qualquer uma serve, ou usa a que o amigo usou, etc...

Segue o link: http://kitturbo.wordpress.com/2008/03/06/como-escolher-uma-turbina/

E a matéria:
Como escolher uma turbina
Umas das perguntas que mais escutamos das pessoas que querem turbinar um carro é: Qual turbina uso para um motor x?

E a maioria das respostas que escutamos é: Usa essa que é boa. Nós usamos em um carro com o seu motor e ficou bom.

Escolher turbina não é tão simples assim. Vemos que normalmente o que se faz é colocar uma Turbina porque Joãozinho da oficina X usou e pronto. Para um uso normal, qualquer turbina que for colocada vai funcionar, um pouco mais de pegada, um pouco menos de pegada, mas funciona. Mas se você quer tirar o ideal de uma Turbina, fique atento pois existem inúmeras combinações.

Me lembro a alguns anos estive em um preparador na Florida e perguntei a ele que turbina deveria usar para um motor X, na ocasião era 1.6. A resposta foi; me passa o motor, diâmetro e curso, taxa de compressão, diâmetro das válvulas, número de válvulas, diagramação do comando, peso do carro, relação de câmbio, relação do diferencial tipo do pneu, que passaremos para o fabricante da turbina e ele te manda a turbina ideal. Aquilo me deixou perplexo. Anos depois, após adquirir maior conhecimento na área, fui entender o porque de tudo.

Para resumir vamos por partes.

Existem milhares de combinações entre rotores, carcaças, eixos, etc, etc.

Eixos
É o que basicamente determina a família da Turbina, tais como T2, T3, T4 etc. Quanto maior o número, maior o eixo, e mais pesado também.

Rotores frontais

Essa é a parte mais delicada quando se trata de turbina, o rotor frontal é uma hélice, e como toda hélice tem rotação ideal de trabalho para manter um fluxo de ar adequado. Ex: Ele deve gerar tantos CFMs (cubic feet per minute, ou pés cúbicos por minuto) de ar a uma determinada pressão, para isso deve estar na velocidade ideal. Traduzindo, rotor muito grande = Turbo lag grande e subida de pressão gradativa, rotor muito pequeno = Rotação excessiva da turbina e ar demasiadamente quente. Alem disso pressão não tudo que conta. O motor respira ar e volume de ar também conta, por exemplo, um pneu de bicicleta tem 50 psi de pressão, mas se você pegar uma mangueira de ar e conectar o pneu de bicicleta a um pneu de carro que precisa estar apenas com 26 psi ele não vai encher. Portanto trabalham juntos.

Então em uma T3, por exemplo com a parte fria .42, este .42 é o A/R, isto é área sobre raio, não diz nada em relação ao tamanho do rotor. Na família das T3 podemos ter o Trim 40=APL 162, Trim 45= APL 388, Trim 50=APL 240, Trim 60 = APL 525.

Logo se alguém te falar que usa uma .42 na frente, não esta falando nada, depende do rotor que ela tem.

A/R de escapamento
Os Ars como são chamados, são área sobre raio. São aqueles, .36, .48, .63, .82, 1.04, etc. De um modo geral o erro que se comete é usar um rotor dianteiro muito grande, aí a pegada vem muito alta, aí para tentar consertar o erro, vai se diminuindo o AR traseiro, matando a alta do carro. De um modo geral, pouca pressão AR pequeno, muita pressão AR grande.

Como fazer então com tantas combinações?

Existem programas de computador que facilitam o serviço, mas primeiro de tudo temos que definir algumas coisas. Primeiramente temos que saber qual a pressão que vamos usar, sejamos conservativos, pressão não é potência, o motor tem outros truques para tirar potência, como cabeçotes preparados, etc. Então vamos definir uma pressão de digamos 1 Kg. É extremamente importante que se defina a pressão máxima que se vai usar, porque tudo gira em torno disso, então não diga; vou usar 1 Kg daqui a três meses subo para 1.3Kg e se não gostar subo para 1.6 Kg, neste caso você teria que usar 3 Turbinas diferentes.

Tendo o motor, a pressão, a RPM máxima, podemos ir nos mapas de eficiência do compressor e determinar qual o rotor ideal, se é um Trim 40 ou 45, etc. O mapa não mente, é a melhor forma de definir a Turbina.

Mas como leitura de mapas e tabelas também requer conhecimento técnico, nós vamos facilitar as coisas (além do que nós temos o programa da Garret que facilita o trabalho) e passar um macete.

É Importante ressaltar que aqui é um ponto de partida, pequenas variações podem ser necessárias.


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Creio que para quem está querendo montar um projeto um pouco mais confiável vale a leitura!
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Mensagempor rhelberth » Qua 24 Out, 2012 7:00 pm

podia ser mais completa neh auheuheauhea

alguem ai tem esses programs que ele cita no texto?
fucka Dicurrida
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Mensagempor bruno.bergo » Qua 24 Out, 2012 7:58 pm

Poxa vida!Tinha alguma ideia de que não era tão simples mais me surpreendi com á complexidade, até tamanho do pneu kraca!
Gol TSI Turbão
bruno.bergo
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Mensagempor izackselhorst » Qua 24 Out, 2012 9:01 pm

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Mensagempor igorkintopp » Qua 24 Out, 2012 9:30 pm

belo post... o xpeed precisa de mais como esses...
parabens..

e vou ler agora rsrs
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Mensagempor murilo_lc » Qua 24 Out, 2012 10:42 pm

Poderia ser mais completa mesmo, quero ver quando der um tempo se consigo esse programinha da garret...
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Mensagempor murilo_lc » Qui 25 Out, 2012 8:59 am

belo post... o xpeed precisa de mais como esses...
parabens..

e vou ler agora rsrs


Valeu Igor
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Mensagempor nexusbr » Ter 07 Mai, 2013 3:58 pm

Salve galera,
eu que desenvolvi esse programinha do link acima, mas parei por falta de material de pesquisa, então nunca consegui realizar o tao desejado calculo de rotores, a/r, etc..
Porém, ele faz o cálculo de fluxo de ar, que é o que se utiliza para comparar com os gráficos de eficiência dos compressores.
O Link mudou, o correto é: http://www.paulistinhaperfumaria.com.br/turbo/
Se alguem tiver acesso a textos técnicos explicando a física por trás do negócio, posso tentar refazer isso novamente.
nexusbr
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Mensagempor VoyagePlus » Dom 29 Dez, 2013 9:42 pm

Muito bom o Post. Comercialmente ouvimos falar muito em .50, .60, .70 mas sem entender o que significa.
VoyagePlus
 
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