Ir para o conteúdo

Turbo sem "espirrar" com válvula By-Pass + perf. - xuning

Repositório Técnico XpeedClub. Documentos, Como Fazer, Manuais, Informações, etc...
Regras do Fórum
Compartilhe seu conhecimento ou documentos técnicos. Se o material que postar for bom ele será promovido para uma das categorias acima.

Turbo sem "espirrar" com válvula By-Pass + perf. - xuning

Mensagempor murilo_lc » Sex 26 Out, 2012 8:54 am

Bom dia galera, fuçando na net encontrei um tópico no club do celta, falando sobre deixar o carro turbo mais perto dos turbo origem de fábrica, com a válvula By-Pass... :joia: Então resolvi trazer aqui pro Xpeed... SE FOR REPOST FAVOR AVISAR AE GALERA

Fonte: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=79962

Segue o tópico:

"E ai galera, firmeza?

Estava lendo sobre um comparativo do Punto T-Jet vs Uno Turbo i.e. e comecei a pesquisar um pouco sobre o Uno, que no final das contas, tem um 0-100km/h maior que o T-Jet, mesmo tendo relação peso/potência menor.

Enfim, não estou aqui para falar do comparativo e sim falar do esquema de montar um turbo com o mínimo barulho possível.
Aquele famoso espirro gerado pela liberação de gases pela válvula de prioridade, que todos amam, deveria não existir.

Existe vários tópicos falando sobre turbo, funcionamento, sobre diferenças de válvulas de prioridade e alívio (blow-off e wastgate).
Mas não vi nenhum tópico falando da famosa 'By-Pass' que TODOS os carros turbos originais de fábrica usam.

Pra começar, esta válvula ela é uma válvula de prioridade, onde alivia o ar comprimido gerado pela turbina, que esta dentro da pressurização quando a TBI se fecha. Se este ar não tivesse por onde sair, a turbina simplesmente pararia de girar, tomando um MEGA coice, mandando ela pro espaço rápidamente e aumentando o LAG.

Todo mundo que monta turbo, mais quer ouvir espirrando do que andar. Andar acaba sendo 'segundário' rs.

A famosa By-Pass ou Diverter Valve, ela simplesmente joga este ar de volta para a entrada da turbina. Com isto, não é disperdiçado este ar fazendo barulho. Este ar pressurizado empurra a carcaça fria da turbina, minimazando o LAG em troca de marcha.

A seguir tem uma foto da dita-cuja!

Imagem

Agora o sistema como se deve fazer, pois não é tão comum ver isto aqui no Brasil.
Pois o pessoal dos Gol 1.0 16V Turbo, fazem o favor de retirar a By-Pass para colocar uma bost* de prioridade, só pra fazer tshhh e perde miseros 20 cv.

Imagem

*Sistema do 1.8T da VW/Audi - Esta em inglês, mas o pessoal entende, né!?

*Motor completo do 1.4T da Fiat (Uno Turbo).
Por incrivel que pareça, este é um esquema bem completo que o pessoal da turbo-adaptado deveria seguir quase a risca.
Onde tem um recirculador de ar (by-pass), intercooler e radiador de óleo. Para se ter noção, este motor já tinha sensor de temperatura de ar e sensor de massa da ar, onde a ECU controlava a quantidade exata de combustível injetado.

Para quem não enxerga, vou detalhar a figura:
1 - Filtro de ar
2 - TBI
3 - Air pressure switch (não entendi o funcionamento dele)
4 - Sensor de massa de ar
5 - Wastegate
6 - Diverter Valve
7 - Turbo
8 - Intecooler
9 - Auxiliary Air Valve (esta relacionada a Air Pressure Switch)
10 - Radiador de Óleo
"

Há quem goste de curtir o barulhinho da descarga, mas há quem queira deixar o carro mais disfarçado possível, e outra que reduz consideravelmente o lag do turbo

É isso aí galera, estou avaliando a possibilidade de um projeto Palio Economy "T-Jet" ... :innocent_smile_1:
:smile0902:
murilo_lc
Nível 640

Registro: 27/06/2012

Mensagempor r.motta » Sex 26 Out, 2012 9:00 am

boa pesquisa, eu ja ouvi essas historias mas nao sabia q realmente existia, na minha opiniao axo melhor silencioso do que gripado,... menos zicas na rua...
mas tb vir espirrando atras de um lerdo tem suas vantagens
Imagem
Levo minha vida 1 km de cada vez, nada mais importa,
Durante aqueles 10 segundos ou menos eu sou livre. Don Toretto
r.motta
Nível 320

Registro: 21/10/2010

Mensagempor alexandrearau » Sex 26 Out, 2012 9:02 am

pooow show de bola a materia.
Gol quadradinho 1.9 fortinho ate ;D
alexandrearau
Nível 20

Registro: 27/08/2012

Mensagempor Igor Cardoso » Sex 26 Out, 2012 9:16 am

Bem bolado!
mas será que para turbinas grandes isso faz diferença?
tipo uma .50 da vida, teria que se fazer uma especie de tubulação na boca da turbina afim de recolher essa pressão da by-pass!

e a vazão dela? será que é suficientemente boa para não estragar uma turbina grande quando se fecha o tbi?

procurei por "Valvula turbo by-pass" no mercado livre enão achei muitos resultados.. pelo jeito a maneira certa de se usar é extremamente rara!

no meu carro, uso a valvula de prioridade com aquele silenciador, que no caso é responsavel tbm por captar o ar e soltar atravez de uma mangueira... vou pensar em algo para por essa mangueira de saida alimentando a entrada da turbina! mas não sei até onde compensa o investimento! o que acham?
Igor Cardoso
Nível 640

Registro: 25/06/2008

Mensagempor alex piva » Sex 26 Out, 2012 9:31 am

mas tb vir espirrando atras de um lerdo tem suas vantagens[/quote]

isso nao tem preço... ainda nao tenho um turbão, mais quando tiver ah coitado dos mil....
Palio 1.0
[x] Susp. Rosca
[x] Rodas 15"
alex piva
Nível 20

Registro: 30/08/2012

Mensagempor Leonardo_Cabelo » Sex 26 Out, 2012 9:36 am

r.motta escreveu:boa pesquisa, eu ja ouvi essas historias mas nao sabia q realmente existia, na minha opiniao axo melhor silencioso do que gripado,... menos zicas na rua...
mas tb vir espirrando atras de um lerdo tem suas vantagens

As vezes o cara andando na boa nem passar quer o lerdo ouvi o espirro já tira o carro na hora...é mto massa! Porém acharia uma boa não fazer barulho dava pra montar um sleeper nervoso... :whistling:
Fox 1.6 8V
Leonardo_Cabelo
Nível 640

Registro: 25/01/2010

Mensagempor FilipeDragBr » Sex 26 Out, 2012 9:42 am

Na pratica, é mais simples e barato você usar uma valvula comum e colocar aquele anel com um niple que todas as lojas de preparação tem... Aí o niple vc liga na captação do filtro de ar e já era.
402m em [email protected]/h - Daily driven
402m em [email protected]/h - Street/Strip
FilipeDragBr
Nível 1280

Registro: 19/08/2004

Mensagempor murilo_lc » Sex 26 Out, 2012 10:10 am

Igor Cardoso escreveu:Bem bolado!
tipo uma .50 da vida, teria que se fazer uma especie de tubulação na boca da turbina afim de recolher essa pressão da by-pass!

e a vazão dela? será que é suficientemente boa para não estragar uma turbina grande quando se fecha o tbi?

procurei por "Valvula turbo by-pass" no mercado livre enão achei muitos resultados.. pelo jeito a maneira certa de se usar é extremamente rara!

no meu carro, uso a valvula de prioridade com aquele silenciador, que no caso é responsavel tbm por captar o ar e soltar atravez de uma mangueira... vou pensar em algo para por essa mangueira de saida alimentando a entrada da turbina! mas não sei até onde compensa o investimento! o que acham?

Então, essa valvula de prioridade, quando solta o ar pela mangueira, vai pra onde? Será que não estaria fazendo a "mesma função" da By-pass? Se estiver temos uma solução mais facil, ou compra uma de carro original, punto TJET, se for compativel
:smile0902:
murilo_lc
Nível 640

Registro: 27/06/2012

Mensagempor Igor Cardoso » Sex 26 Out, 2012 1:08 pm

murilo_lc escreveu:
Igor Cardoso escreveu:Bem bolado!

Então, essa valvula de prioridade, quando solta o ar pela mangueira, vai pra onde? Será que não estaria fazendo a "mesma função" da By-pass? Se estiver temos uma solução mais facil, ou compra uma de carro original, punto TJET, se for compativel

solta o ar pelo cofre mesmo ou onde vc deixar a mangueira
é essa aqui basicamente!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438743862-valvula-prioridade-sem-barulho-_JM

porem essa outra aqui parece ser bem interessante!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441836155-valvula-de-prioridade-silenciosa-sem-barulho-turbo-instalado-_JM

parece ter uma vazão maior!

de qualquer forma parece ser indispensavel uma tubulação na boca da turbina talvez levando até um filtro de ar e a saida dessa valvula tbm ligada nessa tubulação.

de qq forma creio que os ganhos para uma turbina relativamente grande são minimos! a vantagem é so ser mais silencioso!
Igor Cardoso
Nível 640

Registro: 25/06/2008

Mensagempor missio » Sex 26 Out, 2012 2:07 pm

é só olhar no meu link que tem um exemplo...

meu turbo era abafado, nao espirrava.

mas quando ele tava muito em alta aparecia o espirro sim, pra mim ficou perfeito, original sempre e espirando na alta,

tinha a opção de abafar mais ainda, mas ficou mto bom daquela forma...
missio
Nível 320

Registro: 16/09/2010

Retornar para Repositório Técnico