Ir para o conteúdo

[AP] Relação de Câmbio - Tabela de motores

Repositório Técnico XpeedClub. Documentos, Como Fazer, Manuais, Informações, etc...

Moderadores: CeLoJ, H2S

Regras do Fórum
Compartilhe seu conhecimento ou documentos técnicos. Se o material que postar for bom ele será promovido para uma das categorias acima.

[AP] Relação de Câmbio - Tabela de motores

Mensagempor Schumacker » Qua 18 Nov, 2009 2:56 pm

1.1 – Relação de Cambio VW

PA - 4 Marchas (motor 1500)
PB - 4 Marchas (1,6L rolamento da árvore primária 7 esferas, até 9/84 e 6 esferas, após 10/84)
PH - 4 Marchas (1,5 e 1,6 com rolamento da árvore primária de 7 esferas)
PL - 4 Marchas (motor diesel) - 211, 261 e 265
PN - 4 marchas (1,6L longo)
PP - 4 marchas (Santana e Gol GT)
PQ - 4 marchas (motor AE 1600)
PR - 5 marchas (motor AE 1600)
PS - 5 marchas (motor 1,8L Santana até 2/86)
PV - 5 marchas (motor 1,8L Gol GTS)
PVB - 5 marchas (motor 2,0L desde 4/88)
PVD - 5 marchas (motor 2,0L desde
Relações série "P" 5 Marchas
Vamos lá:

PV e PVB: relação (dentes):
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PVD: Idêntico aos PV e PVD, só muda o diferencial:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,97:1 (31/32)
5ª - 0,80:1 (28/35)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 3,89:1 (35/9)

PS:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,79:1 (34/19)
3ª - 1,13:1 (34/30)
4ª - 0,83:1 (29/35)
5ª - 0,68:1 (26/38)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11:1 (37/9)

PX:
1ª - 3,45:1 (38/11)
2ª - 1,94:1 (35/18)
3ª - 1,29:1 (36/28)
4ª - 0,91:1 (30/33)
5ª - 0,73:1 (27/37)
ré - 3,17:1 (38/12)
dif- 4,11

1.2 - Tabela de motores AP

Motor AP 1.6 = 1575 cc Pistão 81,0
Vira 77,4 + Pistão 81,5 = 1615 cc
Vira 77,4 + Pistão 82,5 = 1655 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,0 = 1675 cc
Vira 77,4 + Pistão 83,5 = 1695 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,0 = 1715 cc
Vira 77,4 + Pistão 84,8 = 1736 cc
Vira 77,4 + Pistão 86,0 = 1798 cc


Motor AP 1.8 = 1758 cc Pistão 81,0
Vira 86,4 + Pistão 81,5 = 1802 cc
Vira 86,4 + Pistão 82,5 = 1847 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,0 = 1869 cc
Vira 86,4 + Pistão 83,5 = 1892 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,0 = 1915 cc
Vira 86,4 + Pistão 84,8 = 1938 cc
Vira 86,4 + Pistão 86,0 = 2007 cc


Motor AP 2.0 = 1984 cc Pistão 82,5
Vira 92,8 + Pistão 83,0 = 2008 cc
Vira 92,8 + Pistão 83,5 = 2032 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,0 = 2057 cc
Vira 92,8 + Pistão 84,8 = 2081 cc
Vira 92,8 + Pistão 86,0 = 2156 cc

Isso é pra dar uma mão pra quem tem ou terá problemas com caixas como eu ja tive!!!!
um abraço e até mais...
Imagem
Schumacker
 
Avatar de usuário
Mensagens: 16
Registro: 27/05/2009
Localização: Curitiba / PR - Sta Cândida

Mensagempor Ramon Durigan » Seg 13 Fev, 2012 11:03 pm

Schumi, sabe me dizer se engrenagens (1° a 4°) de câmbio 5 marchas podem ser substituídos pelas engrenagens do câmbio 4 marchas? :unsure:
Ramon Durigan
Nível 20
 
Avatar de usuário
Mensagens: 29
Registro: 12/02/2009
Localização: Curitiba

Mensagempor Schumacker » Sex 17 Fev, 2012 12:05 am

Não sei te informar com certeza, mas depende de posicionamento e de relação... mas acredito que pode dar certo sim
!!!!
Imagem
Schumacker
 
Avatar de usuário
Mensagens: 16
Registro: 27/05/2009
Localização: Curitiba / PR - Sta Cândida

Mensagempor chailingchen » Qui 26 Jul, 2012 6:24 pm

marchas podem ser substituídos pelas engrenagens do câmbio 4 marchasImagem
chailingchen
 
Mensagens: 2
Registro: 26/07/2012

Mensagempor Marlonrodrigues » Sex 24 Ago, 2012 7:26 pm

achei no site da hotcampinas achei interessante alguem um dia pode precisar q nem eu
ai resaolvi postar aki

Câmbio dos 1000 8V

Prefixo DGY / EFJ

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,29:1............................36/28
4a........................0,97:1............................31/32
5a........................0,80:1............................28/35
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09



Câmbio dos 1000 16V

Prefixo EFK

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,37:1............................37/27
4a........................1,03:1............................32/31
5a........................0,82:1............................29/35
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09



Câmbio dos 1000 16v turbo

Prefixo PAA

..................razao de transmissao...............dentes
1a........................3,90:1............................39/10
2a........................2,12:1............................36/17
3a........................1,37:1............................37/27
4a........................0,90:1............................30/33
5a........................0,73:1............................27/37
Ré........................3,17:1............................38/12
Dif........................4,77:1............................43/09

Cambio dos 16V mais curto em comparaçao ao 8V na 3a, 4a e 5a.

e do Turbo mais longo na 4a, e 5a em comparaçao ao 8V.
Marlonrodrigues
Nível 160
 
Avatar de usuário
Mensagens: 224
Registro: 21/09/2011
Localização: Xaxim/Curitiba

Mensagempor Flash.Surdi » Sáb 22 Jun, 2013 10:55 pm

Faltou a PGA que equiam inicialmente os Gol 1.6Mi;

1ª - 3,45:1 (38/11) 56km/h @ 7000rpm
2ª - 1,94:1 (35/18) 101km/h @ 7000rpm
3ª - 1,29:1 (36/28) 152km/h @ 7000rpm
4ª - 0,91:1 (30/33) 216km/h @ 7000rpm
5ª - 0,73:1 (27/37) 269km/h @ 7000rpm
ré - 3,17:1 (38/12) 185-60-14"
dif- 3.88
Gol CL 1635cc Mi 1996-1997 Completo
[X] 037.1 [X] 53cm farol-chão [X] Roda 14" [X] Aspro leve [ ] Turbo [ ] Xenom
http://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=21&t=178624
Flash.Surdi
Nível 320
 
Avatar de usuário
Mensagens: 392
Registro: 21/07/2010

Mensagempor VoyagePlus » Dom 29 Dez, 2013 10:35 pm

Tenho um Gol 86 LS 5 marchas com motor 2.0. Como consigo descobrir qual a caixa de cambio está instalada no meu carro? Tem alguma marca externa na caixa?
VoyagePlus
 
Avatar de usuário
Mensagens: 5
Registro: 19/07/2011

Mensagempor piriquito » Dom 29 Dez, 2013 10:47 pm

VoyagePlus escreveu:Tenho um Gol 86 LS 5 marchas com motor 2.0. Como consigo descobrir qual a caixa de cambio está instalada no meu carro? Tem alguma marca externa na caixa?


Na parte superior da caixa tem uma gravação com o código.
Precisa tirar a caixa.
VW Saveiro Summer
Fan 125 pros corre
piriquito
Nível 160
 
Avatar de usuário
Mensagens: 308
Registro: 27/06/2010
Localização: São José dos Pinhais-PR

Mensagempor Marlonrodrigues » Dom 05 Jan, 2014 11:49 pm

Nao precisa tira a caixa pra ve..
so ve as iniciais ali e vc ja sabe
Marlonrodrigues
Nível 160
 
Avatar de usuário
Mensagens: 224
Registro: 21/09/2011
Localização: Xaxim/Curitiba


Retornar para Repositório Técnico



Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron